quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vocação Profética

"É Profeta quem deixa Deus colocar sua Palavra no coração e na boca"
 
o que é um profeta? Antes de tudo, é alguém que tem uma profunda experiência de Deus em sua vida. Movida por essa experiência, o profeta, ou a profetiza, acaba mudando o seu modo de ver e de pensar, de sentir e de julgar, de portar-se e de falar. Não fala em nome próprio, mas anuncia a palavra que Deus lhe põe no coração e na boca, uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada.
Movido pelo Espírito, o profeta age como mensageiro de Deus, está afinado com Deus, vê a realidade com os olhos de Deus. Por isso ele anuncia o amor de Deus, sua ternura e misericórdia, e sua paixão pela vida humana. O profeta, também, denuncia a injustiça, a exploração, o domínio dos fortes sobre os fracos e tudo o que ofende o povo a quem Deus quer bem. O profeta sacode as consciências e aponta no meio dos conflitos a força libertadora de Deus, pois são os profetas e profetizas homens e mulheres cheias de inspiração e vigor pela causa de Deus e do povo.
A Bíblia nos fala de muitos profetas e profetizas: João Batista, Isaías, Jeremias, Elias, Ana (1 Sm 2,1-10), Débora (Jz 5,1-12) e tantos outros. A maior profetiza é Maria (Lc 1,46-55) e o maior dos profetas é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário